Na Bahia, há atualmente 1,19 milhão de Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte que podem aproveitar os benefícios do Programa Acredita, lançado pelo Governo Federal nesta segunda-feira (22). As metas da iniciativa incluem a criação de condições para expandir o acesso ao crédito, renegociar dívidas e proporcionar maior apoio a esses três setores da economia.
“Nós estamos criando as condições para que, independentemente da quantidade, da origem social, do tamanho dos negócios, as pessoas tenham o direito de ter acesso ao sistema financeiro e pegar um crédito”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.
Em todo o país, são mais de 15,6 milhões de MEIs, dos quais 810,7 mil estão registrados na Bahia. Desse universo baiano, 448,9 mil são comandados por homens (55,4%) e 361,8 mil (44,6%) por mulheres.
O estado também demonstra potencial no setor das microempresas, com 336,7 mil unidades desse tipo de negócio entre os mais de 6,69 milhões registrados no Brasil.
Por último, o setor de empresas de pequeno porte na Bahia tem hoje 42.966 registros entre os mais de 1,21 milhão em todo o país que poderão ampliar o acesso a crédito por meio do Acredita.
Foto: Reprodução/ Shutterstock