terça, 02 de julho de 2024
Euro 6.0718 Dólar 5.6628

SALVADOR É LÍDER NO RANKING DE CIDADES INTELIGENTES E CONECTADAS NO NORDESTE

Hugo Leite - 18/04/2024 16:58 - Atualizado 19/04/2024

Salvador é referência quando se trata de tecnologia. Foi revelado, nesta quinta-feira (18), durante a Connected Smart Cities, no Centro de Convenções da Boca do Rio, que o município ocupa a 1ª colocação no nordeste, no ranking de cidades inteligentes e conectadas, a 5ª posição entre os municípios com mais de 500 mil habitantes, e a 9ª posição nas 656 cidades pesquisadas no Brasil.

O evento representou a primeira vez que a Connected foi realizada no nordeste. O evento trouxe à tona o debate a respeito tecnologia, sustentabilidade e inovação como elementos para o desenvolvimento das cidades, protagonizado por autoridades públicas e da iniciativa privada dos nove estados nordestinos e contou, também, com a presença do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

Para o político, a colocação da capital baiana no ranking nacional, entre as dez mais inteligentes e conectadas, é devido aos recursos e investimentos realizados nessa área, como o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que prevê R$ 5 bilhões em investimentos em inovação na cidade.

No ensejo da inovação tecnológica, durante o evento houve uma demonstração de delivery de acarajé feito por drone, que saiu de Itapuã e foi até a sede do encontro, no bairro da Boca do Rio. Inclusive, Bruno anunciou que o processo para regulamentação do uso dos drones, em serviços de delivery em Salvador, já foi iniciado.

“A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já autorizou algumas aerovias, inclusive rotas entre Salvador e a Ilha de Itaparica. Agora, o que precisamos é de uma regulamentação em relação a isso e vamos fazer através de uma lei própria para consolidar essa inovação. Estamos elaborando a legislação e encaminharemos para a Câmara Municipal”, explicou.

O prefeito falou das iniciativas da sua gestão nessa seara, como a distribuição de tablets e chromebooks nas escolas municipais, criação do Hub no Comércio e de uma política de incentivos fiscais para atrair startups e outras empresas de tecnologia. E afirmou que haverá um investimento de R$ 100 milhões na implantação do Centro de Comando de Operações (CCO), que começará a sua construção nas próximas semanas no Subúrbio Ferroviário.

Foto: Valter Pontes/Secom PMS.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.