terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1911

CODEBA, 2º DISTRITO NAVAL E EMGEPRON PROMOVEM ENCONTRO PARA DISCUTIR FORMATAÇÃO DO CLUSTER NAVAL NA BAHIA

João Paulo - 17/04/2024 14:01 - Atualizado 17/04/2024

Com o objetivo de agrupar diversas entidades para promoverem a discussão sobre a economia do mar, formatando assim um cluster, a CODEBA, o 2º Distrito Naval e a Empresa Gerencial de Projetos Navais (Emgepron), vinculada ao Ministério da Defesa promoveram uma reunião com representantes de organismos públicos, empresas e associações de classe, na tarde desta terça-feira (16), na sede da companhia, no Comércio. O encontro de trabalho foi coordenado pelo diretor presidente da CODEBA, Antonio Gobbo e o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra.

Além da infraestrutura portuária, a segurança e defesa, e o transporte marítimo, a economia do mar reúne diversas outras atividades, como a produção de petróleo e gás offshore, a indústria naval, e o turismo náutico e costeiro. E a Bahia é o estado com a maior área costeira do país, com 1.100 km, possui a segunda maior baía do mundo, e a maior do País, a Baía de Todos os Santos (BTS), demostrando assim todo o potencial econômico do estado nesse setor. “É primordial consolidar a cooperação entre essas entidades, reunidas aqui hoje, para que se desenvolva atividades econômicas relacionadas ao tema, gerando renda para a população e dinamizando a economia do Estado e do país”, afirmou o presidente da CODEBA.

Ambiente de oportunidades

A agenda de trabalho contou com uma palestra proferida pelo Contra-Almirante da Reserva Walter da Silva, que falou sobre a formação e a atuação do Cluster Tecnólogico Naval (RJ), do qual é diretor presidente. “É formado um ambiente de oportunidades e de negócios que acabam por fortalecer toda a cadeia da economia do mar”, assim ele definiu a institucionalização da entidade, que atualmente conta com mais de 80 integrantes.

O Cluster tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento de uma economia próspera para a região e benéfica para os seus associados e a sociedade, criando um ambiente de cooperação e parcerias para agentes econômicos, públicos e privados a partir de um espaço de diálogo e negociação entre academia, indústria e governos.

Participaram da reunião de trabalho, os diretores de Gestão Administrativa e Financeira, Leandro Gaudenzi, de Infraestrutura e Gestão Portuária, Luiz Humberto Castro, e Empresarial e de Relações com o Mercado, José Demétrius, todos da Codeba, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, André Joazeiro, o presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Henrique Carballal e o Coordenador de Análise de Projetos e Empreendimento – SDE, Silvio José Santana Santos.

Compuseram ainda o grupo de trabalho o Capitão de Mar e Guerra da Reserva, Paulo Cezar Soares Pinheiro, e os representantes do Tecon, Cláudio Murilo Xavier, da CS Portos, Marcos Tourinho, da Intermarítima Roberto Oliva Júnior, do Worldwatch Institute, Eduardo Athayde, e do Cotegipe, Sérgio Faria.

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.