É esperada que uma proposta, feita pelo governador Jerônimo Rodrigues, que equipara os salários dos professores indígenas aos rendimentos dos não-indígenas no estado seja entregue à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na próxima quinta-feira, 18.
O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), líder do governo na Alba, trouxe a novidade. “Eu quero já informar que o governador Jerônimo Rodrigues estará visitando esta Casa na quinta-feira, às 11h, para trazer aqui à Vossa Excelência o projeto de lei dos professores indígenas. É uma reivindicação antiga dos professores, para que crie uma paridade entre os professores e os professores indígenas. Havia uma distorção”.
O líder da sigla também revelou que o chefe do executivo, professor e autodeclarado indígena, está cumprindo uma promessa de campanha e lembrou da efeméride que marcará a entrega do projeto.
“Ele está trazendo esse projeto extremamente importante, nesta semana que a gente vai também fazer alusão ao Dia do Índio. E, por conta disso, o governador vem aqui trazer pessoalmente esse projeto de Educação. É revolucionário, porque ele equilibra a comunidade indígena aos demais não-indígenas, criando uma regra única para os professores no estado da Bahia,” disse o parlamentar.
Os professores indígenas reclamam de uma defasagem em relação a remuneração aos não-indígenas da rede estadual, que chega a R$ 3 mil.
Foto: Reprodução/Redes Sociais.