A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) formará uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, nesta quarta-feira (17), às 14h, para deliberar sobre o processo que investiga o deputado estadual Binho Galinha.
A informação que foi dada pelo presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD), marca a reabertura desse conselho após mais de um ano. “(A Assembleia Legislativa) tem de dar satisfação à opinião pública, pelo fato grave ocorrido com um membro desta Casa,” afirmou Menezes.
Binho Galinha é alvo de uma operação da Polícia Federal, que investiga os crimes de lavagem de dinheiro do jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada. A esposa do deputado também foi presa.
A instalação de tal comissão vai definir o presidente, o vice e o relator do processo contra o político, além de estabelecer os horários e o dia da semana que funcionará o conselho.
A comissão poderá determinar punições que variam entre advertência até cassação, passando por censura (verbal ou escrita), suspensão de prerrogativas regimentais e suspensão temporária do mandato.
Foto: Divulgação.