sexta, 24 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

VLT: ALBA REALIZA AUDIÊNCIA PARA DISCUTIR IMPLEMENTAÇÃO NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO

Bruna Carvalho - 15/04/2024 16:09

Nesta quarta-feira (17), a partir das 9h30, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) fará uma audiência pública para discutir a implantação do VLT no Subúrbio Ferroviário de Salvador, nas Salas Luís Cabral e Herculano Menezes. O projeto foi organizado pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL).

“Há uma necessidade de reafirmar um importante anseio público de interesse social dos cidadãos e cidadãs baianos, que é a revitalização da ferrovia. Que a implantação se dê de forma rápida em defesa da mobilidade urbana e do meio ambiente. Esta é uma luta que vem sendo representada por organizações como o Movimento Trem de Ferro, criado em 1986, em Periperi, e tantas outras pessoas e entidades”, diz o parlamentar, em publicação na rede social.

Os trens do Subúrbio foram desativados em 2021 para instalação do VLT, entretanto, em virtude da pandemia de Covid-19, a obra sofreu alguns atrasos. Além disso, nesse período, o contrato para construção do modal foi rescindido de maneira amigável entre o governo do estado e a Metrogeen Skyrail, empresa que construiria a estrutura. A estimativa é que as obras custem R$ 3,3 milhões.

Após esta etapa, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou um novo projeto para o VLT, com traçado maior. Atualmente, está em processo de licitação. O novo projeto analisado pela gestão estadual pretende levar o transporte da Ilha de São João até Piatã, passando pela Nova Rodoviária, em Águas Claras, e pela Estrada do Derba, que deve ser duplicada com investimentos do Novo PAC – as regiões do Comércio e do Acesso Norte, portanto, não teriam estações para o VLT.

Foto: Ilustração/Secom Gov-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.