terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.4894 Dólar 5.1195

PREFEITURA INTENSIFICA AÇÕES DE PREVENÇÃO À LEPTOSPIROSE EM SALVADOR

Victoria Isabel - 15/04/2024 16:32

A Prefeitura, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realizou ações de inspeção e controle de infestação de roedores em cinco distritos sanitários de Salvador: Subúrbio Ferroviário (Paripe, Coutos, Periperi, Plataforma e Lobato), Pau da Lima (Canabrava e São Marcos), Cabula-Beiru (Sussuarana e Mata Escura), São Caetano-Valéria (São Caetano e Pirajá) e Itapagipe (Uruguai). A ação é coordenada pelo Setor de Vigilância e Controle das Zoonoses transmitidas por animais Sinantrópicos (Sevas), Os bairros foram escolhidos por terem um histórico de casos confirmados para a leptospirose.

“Nestes locais fazemos a inspeção e desratização, quando necessário, para reduzir a infestação de roedores e consequentemente diminuir os riscos de transmissão da zoonose para os munícipes. Além disso, realizamos inspeções e intervenções químicas em praças, orla marítima, entorno de córregos e canais e antes do período chuvoso, trabalhamos nas ruas que tem histórico de alagamento”, explicou a chefe do Sevas, Cris Yuki.

Caso precise de orientação ou ação direta contra infestações desses animais, o cidadão pode entrar em contato gratuitamente, através do Fala Salvador 156. “Além do trabalho de combate aos ratos, o Sevas atua no controle da esquistossomose, além da prevenção e controle de zoonoses transmitidas por pombos e achatina fulica (caramujo africano)”, completou Cris Yuki.

As ações são realizadas para reduzir a infestação de roedores e, consequentemente, diminuir os riscos de transmissão da zoonose para os cidadãos. Durante as atividades, os agentes de endemias orientam os moradores de como evitar a presença de roedores e como se prevenir contra a leptospirose, para que a população saiba identificar os riscos e se protejam.

Fotos: Bruno Concha / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.