domingo, 14 de julho de 2024
Euro 5.9241 Dólar 5.4292

MICARETA DE FEIRA CONTARÁ COM QUASE 10 MIL PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA

João Paulo - 13/04/2024 13:00

Para garantir a tranquilidade dos foliões que curtirão a tradicional Micareta de Feira de Santana, entre os dias 18 a 21 de abril, a Secretaria da Segurança Pública empregará 9,5 mil policiais e bombeiros. Tecnologia de Reconhecimento Facial com solução de contagem de público também será utilizada, pela primeira vez, durante os quatro dias de festa. Mais de R$ 10,4 milhões foram direcionados para emprego de efetivo e tecnologia durante os quatro dias da micareta.

Tecnologia

Cinquenta e três câmeras de videomonitoramento, sendo 22 equipadas com tecnologia de Reconhecimento Facial, auxiliarão no policiamento ostensivo e preventivo do evento. Nos oito Portais de Abordagem, montados nos acessos ao circuito Maneca Ferreira, será empregado a solução de contagem de público capaz de captar faces que entrarem na área da festa, apenas uma vez, proporcionando um número exato de pessoas que acessaram a folia.

Dois Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) móveis também estarão estacionados em pontos estratégicos. Em campo, equipes equipadas com 330 Terminais Móveis de Comunicação com tecnologia LTE possibilitará uma transmissão, recepção e conteúdo em linha exclusiva para utilização da polícia.

Central de Inteligência

Também pela primeira vez na Micareta de Feira de Santana, um Comitê Integrado de Inteligência e Análise (CIIA) reforçará ações integradas e de inteligência. O espaço foi montado nas proximidades do circuito e contará com profissionais da Superintendência de Inteligência da SSP, da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e das Polícias Civil, Militar, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar.

Estruturas policiais

Setenta e quatro postos policiais, sendo 45 elevados de observação, para abrigar equipes das policiais militar e Corpo de Bombeiros militar, foram montados em diversos pontos para garantir o atendimento à população e policiamento ostensivo em meio aos foliões.

O evento contará cinco Postos Integrados de Observação, Delegacias Especial de Atendimento à Mulher (Deam/ Servvir), Especial de Área (DEA), do Adolescente Infrator (DAI), Central de Flagrantes e Postos especializados de Resposta Operacional e Tática e Gerenciamento de Riscos (Proteger), além dos Postos de Comando de Tropa da Polícia Militar, de Comando Estratégico, de Comando para o Corpo de Bombeiros Militar e Administrativos.

Segundo ano na folia

Pelo segundo ano consecutivo, a pasta montará no circuito um Posto Integrado de Prevenção à Violência (PIPREV) para realizar acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, crianças, idosos, vítimas de violência de gênero e LGBTQIAPN+fobia.

Os profissionais do Posto também realizarão campanhas de conscientização e prevenção no circuito. O espaço contará com a presença de equipes da Secretaria de Políticas para as Mulheres e Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais.

Ouvidoria Geral da SSP

O Projeto Ouvidoria Itinerante também estará presente na folia. Com um veículo adaptado para recepcionar os ouvidores, o setor levará ao circuito pesquisas sobre a atuação policial ao longo da festa e a aferição da percepção de segurança.

Corregedoria Geral

A Corregedoria Geral da SSP manterá uma equipe na sede realizando o monitoramento de mídias sociais para verificar possíveis denúncias. Uma equipe de pronto-emprego com integrantes das forças também poderá ser acionada.

Superintendências

Equipes das Superintendências de Gestão Tecnológica e Organizacional, de Gestão Integrada da Ação Policial, de Telecomunicações e da Diretoria Geral da pasta manterão equipes de prontidão.

Polícia Militar

A Polícia Militar empregará tropa com apoio de viaturas de duas e quatro rodas, aeronave, drone, ônibus, bases móveis, cavalos e cães. Além de policiar o circuito, a corporação será responsável por ações na estação rodoviária e de transbordo central, acessos ao local da festa, barracas, praças de alimentação, camarotes e áreas de banheiros.

Polícia Civil

Além dos postos policiais para recepção de ocorrências, a Polícia Civil contará com um Posto de Observação equipado com Painel de Monitoramento em tempo real dos registros.

O agente de campo Sinesp, tecnologia que permite a verificação do andamento das ocorrências, também estará na folia. Entre os foliões na pista e nos camarotes, policiais velados e infiltrados estarão atentos a delitos cometidos, possibilitando o alcance rápido dos infratores. Haverá ações nas áreas de acesso ao evento. A Polícia Civil também levará para a área da festa a campanha Guardiões da Infância para conscientizar a população e coibir crimes contra crianças.

Corpo de Bombeiros

O Comando de Bombeiros Militar da Região Leste também empregará equipes de busca e salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar. Equipes estarão espalhadas em Postos Elevados de Observação para atendimento de vítimas de mal súbito e acidentes. A população poderá solicitar mais de cinco mil pulseiras de identificação infantil para garantir a localização dos pequenos.

Polícia Técnica

Durante a Micareta, a equipe da 1ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica do DPT realizará exames periciais de lesão corporal, constatação e drogas de abuso e identificação de custodiados.

Foto: Divulgação SSP

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.