sábado, 25 de maio de 2024
Euro 5.614 Dólar 5.1764

ATIVIDADES TURÍSTICAS E GERAÇÃO DE ENERGIA IMPULSIONAM ECONOMIA BAIANA

LUIZA SANTOS - 12/04/2024 18:12 - Atualizado 15/04/2024

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) publica o Índice da Dinâmica Econômica Municipal (IDEM), indicador que tem como objetivo avaliar o desempenho da economia dos municípios baianos, a partir da estrutura produtiva local. Em 2021, as maiores variações no IDEM foram observadas em municípios onde se destacaram os setores de serviços e da indústria. O maior crescimento identificado no indicador foi no município de Mairi (190,6%), em decorrência da expansão em atividades associadas ao segmento turismo. O segundo maior crescimento foi em Umburanas (180,1%), favorecido pela expansão na geração de energia renovável. Oliveira dos Brejinhos também se destacou pelo crescimento na geração de energia renovável e ficou com a terceira maior expansão (78,3%).

Os demais municípios que figuram no ranking dos 10 que mais cresceram no indicador em 2021 foram: Sapeaçu e Piraí do Norte – crescimento determinado pela expansão na atividade de Administração Pública; São José do Jacuípe – crescimento no setor de turismo; Entre Rios e Cairú – expansão na atividade industrial; por fim, Maiquinique e Santo Estevão – crescimento favorecido pela expansão nas atividades de comércio.

“O IDEM avalia, anualmente, a movimentação da base econômica dos municípios, isto é, a expansão ou contração do conjunto de atividades econômicas de um determinado município. Por conta dessa particularidade, se observa maiores variações nos menores municípios, os quais, por conta da baixa capacidade produtiva, são mais suscetíveis a sentir os impactos de novos investimentos ou mesmo de desinvestimentos”, explica o coordenador de Contas Regionais da SEI, João Paulo Caetano.

A construção do IDEM se baseia em um conjunto de informações estatísticas referentes aos grandes setores da atividade econômica municipal: agropecuária, indústria e serviços. O cálculo é realizado para todos os 417 municípios baianos.

Foto: Divulgação / Setur

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.