segunda, 06 de maio de 2024
Euro 5.4908 Dólar 5.0725

‘ENCONTRO MAIS INOVAÇÃO’ PROMOVE APROXIMAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES, EMPRESAS E STARTUPS NO PARQUE TECNOLÓGICO DA BAHIA

LUIZA SANTOS - 11/04/2024 16:42

O Encontro Mais Inovação reuniu universidades, institutos federais e empresas do ecossistema de inovação, nesta quarta-feira (10). O evento aconteceu no Parque Tecnológico da Bahia e, no local, foram apresentados 19 projetos de pesquisa desenvolvidos pelas instituições de ensino às empresas e startups de diversos segmentos como biotecnologia, agronegócio e energia.

Promovido pela Associação das Empresas do Parque Tecnológico da Bahia (AEPTECBA) com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), o encontro reuniu mais de 100 participantes, entre empresários, empreendedores e pesquisadores. Os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) deste ano chegam a R$ 13 bilhões, um aumento de R$ 3 bilhões em relação ao ano passado. O objetivo é que empresas baianas tenham maior participação na captação desses recursos.

Entre as instituições estavam a UFBA, UFOB, UFRB, UNEB, UEFS,  UESC, IFBAs e o Federal Baiano. Já entre as empresas estavam a Bahiagás e o Instituto Recôncavo de Tecnologia. No local, foram realizadas rodadas de matchmaking com a finalidade de promover parcerias entre as principais instituições públicas de ciência e tecnologia e empresas interessadas nos projetos desenvolvidos no ambiente acadêmico.

“É muito complicado para nós baianos vermos a maioria dos financiamentos irem para o sudeste e nunca chegarem na Bahia ou no Nordeste”, afirmou Julieta Palmeira, que entende a necessidade de incrementar as captações no estado. A executiva destacou o pioneirismo da iniciativa da AEPTECBA e acrescentou “que é importante democratizar o entendimento de quais são essas formas de financiamento”, disse a assessora da FINEP, Julieta Palmeira.

“É papel do Parque Tecnológico da Bahia olhar para os diversos atores do ecossistema de inovação e estimular essa rede para que cada vez mais conexões saiam de fato do papel”, destacou o diretor-executivo da AEPTECBA, Rafael Guedes.

Foto: Acervo do Parque Tecnológico da Bahia

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.