A Universidade de São Paulo – USP é a melhor universidade da América Latina e a única universidade brasileira listada entre as 100 melhores do mundo, ocupando o 85º lugar. A Universidad de Buenos Aires (UBA) ficou em 95º lugar e a Pontificia Universidad Católica de Chile (UC) no 103º lugar. Os resultados são do levantamento da QS World University Rankings 2024, divulgado nesta quarta (13).
No país, as três melhores universidades foram: Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro
A região Nordeste tem apenas duas universidades entre as 20 melhores do país: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 11º lugar e a Universidade Federal da Bahia em 17º lugar. A Universidade Federal do Ceará ocupa o 21º lugar e a Universidade Federal da Paraíba o 28º lugar.
A UFBA, manteve sua posição no ranking internacional entre as posições 1201 e 1400 e melhorou sua posição no ranking das universidades brasileiras saindo do 23º lugar em 2023 para o 17º lugar em 2024. Veja o ranking.
Publicado pela Quacquarelli Symonds, do Reino Unido, o QS World University Rankings é um dos mais conceituados sistemas de avaliação educacional. Em 2024, o ranking adotou três novos critérios de análise: sustentabilidade, mercado de trabalho e rede internacional de pesquisa. As outras métricas são: reputação acadêmica, reputação junto aos empregadores, proporção entre o número de alunos e professores, citações por docente e proporção de professores estrangeiros e de alunos do exterior.