terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1924

‘TORTO ARADO’, LIVRO BEST-SELLER ESCRITO POR AUTOR BAIANO, É UM DOS FINALISTAS EM PREMIAÇÃO INTERNACIONAL

Matheus Souza - 09/04/2024 13:19

O clássico ‘Torto Arado‘, best-seller do escritor baiano Itamar Vieira Junior, é um dos finalistas do International Booker Prize, um dos principais prêmios literários internacionais, que reconhece as melhores obras traduzidas no Reino Unido. O anúncio foi feito nesta terça-feira (9).

A obra brasileira, que foi traduzida para o inglês por Johnny Lorenz com o título de “Crooked Plow”, concorre com outros livros, como o “Não é um rio”, da argentina Selva Almada; “Mater 2-10”, do coreano Hwang Sok-yong; “What I’d Rather Not Think About”, da holandesa Jente Posthuma; “Kairos”, da alemã Jenny Erpenbeck; e “The Details”, da sueca The Details.

Em nota, a presidente do International Booker Prize, Eleanor Wachtel, afirmou que os finalistas desta edição “entrelaçam o íntimo e o político de maneiras radicalmente originais”. Os jurados do concurso classificam ‘Torto Arado’ como “uma história dolorosa, mas terna, das origens da violência, de como passamos nossas vidas tentando fazer com que floresçam amor e carinho, e da linguagem e do silêncio de que precisamos para alimentar nosso cuidado”.

A obra vencedora recebe um prêmio equivalente à cerca de R$ 318 mil. O resultado será revelado no dia 21 de maio.

 

FOTO: VejaSP/Reprodução

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.