O julgamento dos processos que podem levar à cassação do mandato do senador Sérgio Moro pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná retoma nesta quarta-feira (3), com a sessão marcada para às 14h. As informações foram publicadas pela Agência Brasil.
Na segunda-feira (1º), o TRE iniciou a análise de duas ações em que o PT, o PL e o Ministério Público Eleitoral (MPE) acusam Moro de abuso de poder econômico durante o período de pré-campanha das eleições anteriores.
Em 2021, Moro estava vinculado ao Podemos e promoveu atividades relacionadas à sua pré-candidatura à Presidência da República. A acusação aponta para uma suposta vantagem ilícita concedida aos demais concorrentes ao cargo de senador, devido aos elevados investimentos financeiros realizados antes da sua saída da sigla e da sua candidatura ao Senado pelo União.
Se o TRE decidir pela cassação de Moro, ele não será afastado imediatamente do cargo, pois sua defesa terá a oportunidade de recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a cassação seja confirmada pelo TSE, novas eleições serão convocadas no Paraná para preencher a vaga no Senado, e Moro ficará inelegível por oito anos.
Foto: Patricia de Melo Moreira/AFP