sábado, 22 de junho de 2024
Euro 5.8473 Dólar 5.4623

EDUCAÇÃO: VITÓRIA DA CONQUISTA É DESTAQUE NA BAHIA

Bruna Carvalho - 03/04/2024 17:26

Destaque pelo excelente desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o município de Vitória da Conquista apresenta também uma das maiores notas dentre as redes de Educação Pública da Bahia.Criado pelo Ministério da Educação em 2005, o Ideb tem como objetivo medir a qualidade do ensino público e privado no país.

Além do medidor, a Bahia também instituiu um novo índice em 2022: o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe). A cidade vem pontuando com as melhores notas nos dois índices. No ano da implantação do Sabe o município apresentou desempenho superior às médias regional e estadual nas séries avaliadas.

No segundo ano do fundamental, na matéria de Língua Portuguesa, o município alcançou a proficiência de 568. A média estadual ficou 560. Já em Matemática a pontuação alcançada foi de 472 para 471 de média. A liderança na avaliação se manteve no 5º e 9º anos do fundamental. O índice, por ter sido criado recentemente, ainda não apresenta um ranqueamento entre as cidades.

Segundo a prefeita Sheila Lemos, o crescimento que a educação municipal vem tendo é fruto do investimento que o governo municipal tem feito em infraestrutura e qualificação profissional dos professores, com formações continuadas e pós-graduação, em convênio com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

“Em 2023, formamos 25 professores em mestrado. Mas também temos investido em materiais e equipamentos pedagógicos, no reforço escolar para os alunos que mais precisam e na revitalização total da maioria das escolas da zona urbana e rural, trazendo maior conforto aos alunos e professores, melhorando assim na qualidade do ensino. Estamos entre os melhores da Bahia, mas nosso objetivo é ficar ao lado dos maiores do Brasil!”, disse.

O secretário de Educação Edgard Larry, atribuiu esse crescimento ao trabalho coletivo realizado por todos os coordenadores da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em conjunto com as equipes gestoras das escolas e todos os professores.

“O planejamento da Smed tem focado em alfabetização na idade certa e na garantia da aprendizagem”, afirmou.

(A Tarde)
Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.