segunda, 22 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

PRIMEIRO PLANETÁRIO DE SALVADOR É ABERTO AO PÚBLICO NESTA TERÇA-FEIRA (2)

Bruna Carvalho - 02/04/2024 18:35 - Atualizado 02/04/2024

O primeiro planetário de Salvador foi oficialmente aberto ao público nesta terça-feira (2). Localizado na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no campus da Ondina, o espaço tem visitação gratuita em duas sessões, que ocorrem de segunda a sexta, às 9h e às 16h. O agendamento da visita deverá ser feito pelo Sympla ou pelo site do planetário. O acesso é por ordem de chegada.

Nesta primeira etapa o planetário segue em fase de testes. Após esse período, a expectativa é de que o equipamento funcione todos os dias das 8h às 20h, com 10 sessões semanais gratuitas para estudantes de escolas públicas municipais e estaduais e sete sessões semanais para o público interno da Ufba.

A experiência na sala com capacidade para 85 pessoas é proporcionada pela projeção de imagem e som através de softwares modernos e conexão com a internet de alta velocidade. A estrutura do planetário, da construção aos equipamentos, foi doada à UFBA por um ex-aluno, Francisco Lacerda Brito, graduado na Faculdade de Direito, astrônomo amador e fundador do Instituto de Astronomia Brito Castelo Branco (IABCB).

A gestão do novo equipamento se dará por meio de parceria estabelecida entre a UFBA, o IABCB e a Associação de Astrônomos Amadores da Bahia. O terreno para a construção do Planetário, situado ao lado da portaria principal do campus de Ondina, na Avenida Milton Santos, foi disponibilizado pela UFBA para a implementação do projeto. (Correio)

Foto: Divulgação/UFBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.