quinta, 18 de julho de 2024
Euro 6.0049 Dólar 5.4906

SEMANA DECISIVA: COMISSÃO FAZ ESFORÇO CONCENTRADO NO SENADO PARA VOTAR CÓDIGO CIVIL

João Paulo - 01/04/2024 06:58

Durante essa primeira semana de abril, a comissão de juristas responsável pela revisão e atualização do Código Civil promove no Senado um esforço concentrado para votar o relatório final com propostas de alteração em mais de mil artigos e sobre temas de difícil consenso, como direito da família, dos animais e de propriedade.

Segundo reportagem da Agência Brasil, um dos pontos que levanta polêmica no campo conservador, por exemplo, diz respeito ao direito do nascituro – o feto em gestação. O texto de um dos relatórios apresentados em fevereiro, com um anteprojeto de proposta final, diz que os direitos antes do nascimento são protegidos “para efeitos deste Código Civil”.

A expressão, que aparenta limitar o alcance dos direitos do nascituro, foi usada para alimentar notícias falsas, sobretudo em círculos católicos e de direita, de que a comissão de juristas estaria tentando facilitar o aborto, aponta o professor e jurista Flávio Tartuce, um dos relatores da reforma do Código Civil.

“Não tratamos de aborto no projeto”, enfatizou Tartuce à Agência Brasil. Ele nega motivações ideológicas na comissão de juristas e assegura que o trabalho é técnico. O professor destaca que ainda não há relatório final aprovado e que muitas emendas e destaques já foram feitos ao anteprojeto apresentado em fevereiro.

Foto: Lula Marques – Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.