O comércio varejista brasileiro registrou um crescimento de 2,5% em janeiro, marcando a primeira alta estatisticamente significativa desde setembro do ano passado, quando o crescimento foi de 0,8%. Após isso, o comércio passou por dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e um de queda (-1,4% em dezembro). A recuperação do setor é vista como um sinal promissor para a economia brasileira. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada em março de 2024 pelo IBGE.
Antônio Alberto Aguiar, diretor Executivo de Estabelecimentos na Pluxee, comenta: ” O crescimento do comércio varejista no Brasil é um indicador positivo para a economia do país. A recuperação do setor após um período desafiador é notável, especialmente considerando o crescimento de vendas dos produtos alimentícios e bebidas. Seguindo este cenário, o uso dos cartões de benefícios como meio de pagamento no varejo também registrou evolução. O comportamento de consumo dos usuários mostra que 32% do crédito é utilizado na primeira semana, representando um aumento de 3,9% em comparação com a utilização na primeira semana de janeiro de 2023. Identificamos também que, no mês de janeiro, em relação ao ano passado, houve crescimento de 3,62% na quantidade de transações em estabelecimentos varejistas. O índice reflete o indicador de geração de emprego formal que, em janeiro de 2024, somou 180 mil empregos com carteira assinada e representa o dobro frente ao mesmo mês de 2023, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).”
Crescimento do Comércio Varejista
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) destacou que essa foi a primeira alta estatisticamente significativa desde o ano passado, refletindo um comportamento positivo após meses de estabilidade e queda. Em janeiro, o setor operava 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 0,8% abaixo do nível recorde alcançado em outubro de 2020.
Cinco das oito atividades investigadas pelo IBGE apresentaram avanços em janeiro, com os destaques sendo as áreas de tecidos, vestuário e calçados (8,5%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (6,1%), influenciando positivamente o resultado total do comércio varejista. Em janeiro, as vendas no varejo aumentaram 4,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Foto: Arquivo/Agência Brasil