domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PARCERIA ENTRE BRASKEM E VEOLIA PREVÊ O DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES COM POTENCIAL DE REDUÇÃO DE 500 MIL TONELADAS DE CO2e POR ANO

LIZANDRA MUNIZ - 28/03/2024 16:21 - Atualizado 30/03/2024

A Braskem, líder mundial na produção de biopolímeros, e a empresa francesa Veolia, que é referência mundial em soluções ambientais para cidades e indústrias, firmaram mais um acordo nesta quarta-feira (27), para atuarem juntas na pesquisa e na implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no Polo Petroquímico de Triunfo (RS). Essa iniciativa tem como objetivo de substituir combustíveis fósseis, que são atualmente usados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano.

O anúncio foi realizado na agenda fechada do Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, em São Paulo, durante a passagem do presidente francês Emmanuel Macron ao Brasil. O novo acordo reforça a meta comum entre as companhias de combater as alterações climáticas, de modo a atingir os objetivos de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na produção industrial, de acordo com o Acordo de Paris. Desde 2021, as ações conjuntas entre Braskem e Veolia já tiveram potencial redução de 150 mil toneladas de GEE anuais.

Os projetos a serem executados devem contemplar soluções confiáveis, competitivas e renováveis na matriz energética industrial das operações da Braskem, motivando a sustentabilidade na operação, sob o conceito de ecoeficiência. “Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e a expertise da Veolia serão essenciais para acelerar este processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem objetivos claros rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem.

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização. Diante disso, essa parceria evidencia o trabalho conjunto de duas empresas em prol do meio ambiente e da aceleração da transformação ecológica”, afirma Pedro Prádanos, CEO da Veolia Brasil.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.