domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E INEP DIVULGAM RESULTADOS ALARMANTES DO CENSO ESCOLAR 2023

LIZANDRA MUNIZ - 28/03/2024 15:57

O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) lançaram, nessas últimas semanas, os resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2023. Este censo é uma ferramenta importante para entender a realidade da educação básica no Brasil, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. No entanto, os dados que foram divulgados, apontaram altos índices de evasão e reprovação, principalmente no ensino médio.

De acordo com a avaliação de Rodrigo Godoy, CEO da FdG (Fundação da Gide), os resultados do Censo 2023 refletem uma realidade preocupante, que requer uma ação imediata por parte de todos os envolvidos no sistema educacional. “A alta taxa de evasão e reprovação no ensino médio demonstra a urgência de investimentos e políticas direcionadas para a melhoria da qualidade da educação e para a retenção dos alunos nas escolas”, explica.

Além disso, Godoy destaca que é necessário que o poder público, as instituições de ensino e a sociedade como um todo unam esforços para enfrentar esse desafio. “A educação é o pilar fundamental para o desenvolvimento de uma nação e devemos garantir que todos os jovens tenham acesso a uma educação de qualidade, independente de sua origem ou condição socioeconômica”, ressalta o especialista.

Segundo as estatísticas reveladas, a taxa de evasão escolar na etapa do ensino médio atingiu 6%, enquanto a taxa de reprovação nesse mesmo período foi de 3,9%. Esses números alarmantes mostram não apenas um desafio educacional, mas também uma preocupação social e econômica significativa para o país.

A evasão escolar não só prejudica o futuro dos jovens, privando-os de oportunidades de crescimento pessoal e profissional, mas também afeta negativamente o progresso social e econômico do Brasil. Estudos apontam que famílias em situação de vulnerabilidade social levam, em média, oito gerações para alcançar qualquer progresso. Atualmente, mais de 68 milhões de brasileiros acima de 18 anos não concluíram a educação básica e não estão no ambiente escolar.

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.