sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CODEBA FIRMA ACORDO COM UNESCO PARA PROGRAMAS SOCIOAMBIENTAIS

João Paulo - 28/03/2024 06:00 - Atualizado 28/03/2024

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA) está prestes a assinar um importante convênio de cooperação técnica com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores. Este acordo visa a implementação de programas socioambientais nas comunidades situadas nos arredores dos portos baianos de Salvador, Ilhéus e Aratu-Candeias.

Os programas propostos têm como objetivo principal realizar estudos detalhados sobre as vulnerabilidades ambientais, sociais e culturais dessas regiões portuárias, concentrando esforços em cada uma dessas áreas. Além disso, serão desenvolvidos projetos para promover a coesão social, envolvendo iniciativas relacionadas à economia criativa e à inovação tecnológica. O diretor presidente da CODEBA, Antonio Gobbo, destaca a importância desse acordo para a sustentabilidade dos portos e a busca pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e o cuidado socioambiental. O compromisso também visa a seguir padrões internacionais de gestão portuária, especialmente no que diz respeito aos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança).

Além dos aspectos sociais e ambientais, o acordo prevê o desenvolvimento de projetos ligados à cultura oceânica e a regeneração do patrimônio natural marinho, incluindo a conservação do ecossistema e a preservação de cetáceos. A parceria também contempla a elaboração de um Planejamento Espacial Marinho (PEM), visando uma gestão integrada e sustentável das áreas marinhas. Espera-se que essas iniciativas contribuam significativamente para o desenvolvimento econômico das comunidades próximas aos portos, reduzindo os impactos ambientais e beneficiando as populações locais, seja através de oportunidades de trabalho qualificado ou de participação ativa no monitoramento e preservação ambiental.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.