domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

28% DOS EXAMES GRATUITOS REALIZADOS PELO INAC IDENTIFICARAM PESSOAS COM ALGUM TIPO DE DOENÇA RENAL

João Paulo - 28/03/2024 14:40

O mês de março está terminando, mas os cuidados com a saúde dos rins não podem parar. Durante a Semana Mundial do Rim, realizada de 10 a 15 deste mês, o Instituto de Nefrologia Alayde Costa (INAC) realizou 149 exames gratuitos de dosagem de creatinina, que identifica possíveis doenças renais, para o público geral. Entre as pessoas que participaram, 20 delas (cerca de 13,4%) foram encaminhadas para o Multicentro para acompanhamento de doença renal estágio 4 e 5.

Na ocasião, foram feitos ainda 21 encaminhamentos (cerca de 14,09%) para o Multicentro para acompanhamento de doença renal estágio 3. “As ações promovidas no Dia Mundial do Rim alertaram e conscientizaram sobre casos de doenças renais, principalmente as crônicas, cujos pacientes têm que ser submetidos a sessões de hemodiálise continuamente”, afirmou a médica coordenadora da nefrologia do INAC, Drª Fernanda Albuquerque. “Realizamos ainda consultas com nutricionista, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo clínico e enfermagem”, completou.

O INAC atende atualmente 210 pacientes que realizam hemodiálise ambulatorial em três turnos de diálise, de segunda a sábado, sem interrupção. A Clínica de Hemodiálise do Hospital Alayde Costa está credenciada na rede 100% SUS para atendimento a pacientes de Salvador e municípios vizinhos, além de realizar serviços de diagnóstico e acompanhamento.

Na série comparável, houve recorde de trabalhadores com carteira de trabalho assinada, com 37,99 milhões. Segundo o IBGE, a formação de vagas formais foi justamente o que impediu um aumento mais relevante do desemprego no país. Na quarta-feira (27), o Ministério do Trabalho e Emprego informou que o país gerou criou 306,11 mil empregos formais em fevereiro deste ano, uma alta de 21,2% frente ao mesmo mês de 2023. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) não incluem os informais e são coletados das empresas quee abarcam o setor privado.

Os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar e abrangem também o setor informal da economia. Assim, os resultados não são comparáveis, mas nesse caso apontam para direções parecidas ao apontar expansão das vagas formais. O número de empregados sem carteira não teve variação significativa no trimestre, na casa dos 13,3 milhões. Por outro lado, o contingente de informais caiu de 39,4 milhões para 38,8 milhões.

Quem também contribui para o resultado pior de desemprego é o aumento do número de pessoas desalentadas, chegou a 3,7 milhões de pessoas. Trata-se de uma alta de 8,7% contra o trimestre anterior, primeira alta desse contingente desde o trimestre móvel encerrado em abril de 2021.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.