De acordo com uma pesquisa da The Body Shop, em parceria com o Instituto Plano de Menina, cerca de 40% das mulheres acreditam ter perdido oportunidades profissionais devido à aparência, evidenciando que a cobrança por um padrão de beleza impacta diretamente no crescimento de carreira das mulheres.
A pesquisa segue uma abordagem abrangente, estruturada em duas fases distintas: uma fase qualitativa e outra quantitativa. Dentro dessas etapas, são explorados temas como a relação entre autoestima e padrões estéticos, o impacto dos ideais de beleza no contexto do mercado de trabalho, a relação entre profissionais de recrutamento e seleção versus a aparência dos candidatos e as estratégias adotadas pelas mulheres, no Brasil, para lidar com essa dinâmica.
O estudo aponta que depois de sofrer pressão estética, 45% das mulheres já mudaram a aparência para se adequar aos padrões de beleza no ambiente profissional. Surpreendentemente, 50% dessa pressão provém dos próprios colegas de trabalho, seguido por pressões internas, onde as mulheres se comparam umas com as outras (31%).
“Por meio dos dados obtidos através desta pesquisa, buscamos promover um debate sobre um tema de extrema importância, não apenas para as empresas, mas também para toda a sociedade. Como uma marca comprometida com a promoção da beleza justa, inclusiva e livre de padrões irreais, assumimos o compromisso de nos posicionar firmemente contra qualquer forma de pressão estética, celebrando a singularidade de cada pessoa”, afirma Paula Pimenta, General Manager LATAM da The Body Shop.
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