sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

AÇÃO CHAVEIRO PERMITE INSPEÇÃO DE IMÓVEIS ABANDONADOS PARA COMBATE AO AEDES EM SALVADOR

LIZANDRA MUNIZ - 27/03/2024 18:28

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretária Municipal de Saúde (SMS) e seu Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou nesta terça-feira (26), a abertura de 12 imóveis fechados e/ou abandonados da capital baiana, localizadas na Praia do Flamengo, Caminho das Árvores, Canela e Vitória, com o objetivo de fortalecer as ações da mobilização Salvador Contra a Dengue. A atividade ocorre depois que os agentes de endemias realizarem três tentativas de localização do proprietário do imóvel para abertura voluntária e posterior inspeção do local para remover possíveis focos e criadouros do mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya.

Desses imóveis, seis necessitaram da ação do chaveiro para a realização dos trabalhados de inspeção salvaguardados pela lei federal 3.169/2023; enquanto outros seis (6) foram abertos voluntariamente pelos donos dos imóveis.

Na manhã de hoje, por exemplo, as atividades ocorreram no Corredor da Vitória e no Canela, sendo acompanhadas de perto pela vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, que explicou como acontece a ação, na prática.

“É uma operação de abertura forçada do imóvel, quando não são atendidas as três tentativas de contato com os proprietários. São imóveis que representem riscos de foco de dengue e consequentemente risco à população. Neste do Corredor da Vitória, por exemplo, por ser um imóvel abandonado desde 2015, acionamos a Defesa Civil e Sedur para uma primeira avaliação de segurança, permitindo a entrada dos agentes de campo. Após a abertura, normalmente, a Guarda Civil entra primeiro para vistoria da área e posterior o trabalho de combate às arboviroses com remoção mecânica de possíveis focos, aplicação de larvicida e inseticida. Finalizada toda a atividade, o imóvel é devidamente lacrado novamente”, detalhou.

 

Foto: Adam Vidal

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.