quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5709 Dólar 5.194

APROXIMAÇÃO DA PÁSCOA MOVIMENTA O COMÉRCIO NA BAHIA

LIZANDRA MUNIZ - 26/03/2024 16:32

Com a aproximação da Páscoa, o comércio na Bahia se prepara para a comercialização dos produtos tradicionais, como ovos de Páscoa, chocolates, bombons, dentre outros. Neste ano, os produtos sofreram uma redução nos preços, em consequência, o aumento das vendas cresceu, de acordo com Guilherme Dietze, Consultor Econômico Fecomércio-Ba.

Em entrevista ao Bahia Econômica, Guilherme diz que no período da Páscoa, ainda não possui uma captação do volume financeiro, pois são poucos segmentos que são agregados neste período, sobretudo, são vendas de chocolate, nas tradicionais lojas e em supermercados.

“O que a gente pode dizer, é que nesse ano de 2024, os preços estão mais acomodados, estão menores do que o ano passado, então isso é um ponto favorável, porque quando a pessoa vai ao supermercado com preços com ritmo de queda em relação ao ano passado, isso permite aumentar a cesta de produtos”, explicou.

De acordo com Guilherme, nos últimos 12 meses, houve um avanço importante no mercado de trabalho, ou seja, na maior capacidade das famílias poderem gastar tudo no cartão de crédito, crédito pessoal, fazendo a utilização do crédito ficar ainda mais barato. Então, com as condições de emprego, crédito e renda permitem esse aumento nas compras.

“A gente acredita que será uma Páscoa um pouco mais saudável que nós tivemos nos últimos anos, que tivemos pressões mais inflacionárias, como os segmentos que nós destacamos de forte crescimento, que é supermercado na área de pescados, o azeite e o arroz que são os grandes vilões desses últimos 12 meses, pois o consumidor terá que fazer uma busca, uma pesquisa importante para achar um mesmo produto, com um valor mais baixo”, disse.

Guilherme destaca que lojas tradicionais específicas de chocolate, como Cacau Show e Cacau Brasil está tendo um movimento muito forte, não só da compra do consumidor presencialmente, mas de entrega, pessoas pedindo pelo telefone, de forma online, para poderem entregar ao longo da semana.

Ele também aconselha ao consumidor, durante este período de Páscoa, não comprar os produtos para esta data no último momento, pois correrá o risco de ter poucas opções de compras, e por consequência, poderá pagar no valor mais caro.

“A conjuntura econômica, das condições dos consumidores está melhor neste ano, o que favorece o aumento das compras, e alguns produtos como tomate, cebola, alhos, estão com os preços mais baixos que o ano passado, segundo o levantamento que nós fizemos com dados do IBGE”.

“ Então é um cenário mais favorável, e isso permite encarar a Páscoa no sentido mais positivo, o aumento das compras das famílias e os preços dos chocolates que não subiram tanto, também ajuda bastante nas compras”, finaliza Guilherme.

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.