sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SINDILOJAS PEDE MAIS AGRESSIVIDADE NA REDUÇÃO DA TAXA DE JUROS

João Paulo - 21/03/2024 14:59

A redução da Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, anunciada ontem pelo Banco Central (Veja aqui) recebeu críticas do setor produtivo. Em contato com o portal Bahia Econômica, o presidente do Sindicato dos Lojistas do Estado da Bahia, Paulo Mota, explicou que a taxa em queda é importante para o comércio, pois desonera o custo Brasil.

“O Sindilojas Bahia tem também uma posição muito positiva quanto essa redução da Taxa Selic que se torna uma oportunidade para desonerar um pouco o custo financeiro para que os consumidores tenham acesso aos produtos. Claro que é necessário que haja maior agressividade nessa redução dessas taxas de juros, mas é importante também se manter o equilíbrio entre oferta e procura para que não haja um índice de inflacionário ascendente”.

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) pediu que o BC não mexa no ritmo dos cortes e mantenha a redução de 0,5 ponto nas próximas reuniões. Em comunicado emitido logo após a reunião, o Copom informou que pretende fazer apenas um corte adicional de 0,5 ponto em maio, indicando que deve interromper o ciclo de reduções dos juros em junho. “Essa queda de 0,5 ponto percentual precisa ser mantida nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária, haja vista que a economia e, sobretudo, a indústria seguem sofrendo os efeitos da taxa ainda elevada. O resultado negativo da produção industrial em janeiro reflete bem esse cenário”, destacou a entidade.

Foto: Imagem de Alterio Felines por Pixabay

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.