domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

RUI COSTA DIZ QUE PASSAGEM AÉREA A R$ 200 NÃO RESOLVERÁ ‘COMPLETAMENTE’ ALTO CUSTO DO SETOR

Emilly Lima - 21/03/2024 17:25 - Atualizado 21/03/2024

Em declaração no programa “Bom dia, ministro”, o ministro da Casa Civil Rui Costa (PT) compartilhou sua perspectiva sobre o programa “Voa Brasil”, que oferece passagens aéreas a R$ 200. Ele destacou que, embora o programa não resolva completamente o problema do alto custo das passagens aéreas, é uma iniciativa válida.

“Não tem a função, para não criar falsa expectativa, de resolver um problema do custo da passagem em geral no Brasil. O custo da passagem no Brasil é muito alto, comparado a qualquer país do mundo”, disse.

Rui ressaltou que o custo das passagens no Brasil é significativamente elevado em comparação com outros países, chegando a ser mais caro do que voos para a Europa em alguns casos. Ele expressou sua preocupação com essa disparidade de preços e mencionou que estão sendo realizadas articulações entre ministérios e companhias aéreas para buscar maneiras de reduzir os custos das passagens.

O ministro explicou que o programa “Voa Brasil” tem como público-alvo dois grupos específicos: aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com renda de até dois salários mínimos e estudantes matriculados no Programa Universidade Para Todos (Prouni). Além disso, apenas aqueles que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses podem se candidatar ao programa.

Rui Costa também mencionou os esforços do ministro Silvio Costa Filho, responsável pelos Portos e Aeroportos, para promover o lançamento público do programa. Embora a expectativa inicial fosse de lançar o “Voa Brasil” até fevereiro, dependendo da agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o governo planejava iniciar o projeto em 2023, ainda sob a liderança de Márcio França no Ministério de Portos e Aeroportos.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.