sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

‘NÃO PODEMOS ASSISTIR APÁTICOS AO EXTERMÍNIO DA JUVENTUDE NEGRA’, DIZ LULA AO ANUNCIAR PLANO DE R$ 665 MI CONTRA DESIGUALDADE

Victoria Isabel - 21/03/2024 12:32 - Atualizado 21/03/2024

O governo federal anunciou nesta quinta-feira (21) um pacote de políticas públicas voltado para jovens negros, com investimento previsto de R$ 665 milhões. Durante o evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que “não podemos assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do país”.

“Todos os dias, pessoas negras, crianças, jovens, adultos e idosos, são vítimas de múltiplas violações de direitos num contexto que vulnerabilidades que nós, poder público e sociedade, não podemos aceitar. Não podemos achar normal. Não podemos assistir apáticos ao extermínio da juventude negra do país”, disse o presidente.

“Queremos um país com mais justiça social, menos desigualdades e nenhum tipo de discriminação. O racismo e suas consequências perversas, que nossa sociedade resiste tanto a conhecer, se revela todos os dias nos mais diversos ambientes”, acrescentou.

Em seguida, Lula fez menção aos ataques racistas sofridos rotineiramente pelo atacante do Real Madrid e da Seleção Brasileira Vinícius Júnior.

“Nós, todos os sábados e domingos, assistimos o jovem Vinícius Júnior ser acusado, difamado, achincalhado dentro dos estádios da Espanha, que é um país considerado rico, civilizado, mas que a questão do racismo ainda parece que não saiu da cabeça de uma sociedade branca, que tem a ideia fixa de que a supremacia de tudo é branca e que o negro é cidadão de segunda classe.”

O “Plano Juventude Negra Viva” é um pacote de investimento em políticas públicas voltadas para a juventude negra do país. O programa interministerial conta com a presença de 18 pastas da gestão Lula e foi articulado pelo Ministério da Igualdade Racial, comandado por Anielle Franco, e pela Secretaria-Geral da Presidência da República, chefiada por Márcio Macêdo.

Segundo Lula, o sucesso do plano dependerá do engajamento por parte de seu público-alvo. “Quando vocês forem encontrar com o namorado ou a namorada, falem: ‘Hoje, eu fui ao plano Juventude Negra Viva’ e expliquem ao parceiro o que é o programa, porque se depender da nossa gloriosa imprensa democrática, vocês não saberão do programa. Vai depender muito de vocês”, concluiu o presidente.

 

Foto: EVARISTO SA / AFP
Fonte: CNN

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.