Uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do Brasil, o Mercado Livre anunciou uma mudança significativa na política de devolução e muitos clientes têm ligado para o portal Bahia Econômica reclamado.
Anteriormente o Mercado Livre enviava um código de devolução ao consumidor, que não pagava nada nos Correios, e a empresa fazia o estorno imediatamente. Agora a plataforma está obrigando o consumidor a entrar em contato com a loja na qual comprou o produto. Além disso, agora o consumidor é quem paga a devolução pelo correio e só posteriormente é ressarcido.
O Mercado Livre não estabelece mais prazo para a devolução e os custos dessa devolução passam a ser cobertos pelo consumidor que precisa de um recibo do Correio para que a plataforma analise o ressarcimento. A medida pode afetar as vendas e favorecer outras plataformas.
O Mercado Livre entrou em contato com o portal Bahia Econômica e disse que não são todas as compras que passam por esse novo processo, mas apenas algumas nas quais não é possível gerar código de postagem, sem especificar quais.
Atualizada em 21/03/2024 às 16;00