quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

PROJETO BENEFICIA 20 MIL PESSOAS QUE NÃO TEM ACESSO A ÁGUA POTÁVEL NA BAHIA

LUIZA SANTOS - 19/03/2024 16:36

No próximo dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água, um bem tão precioso e vital para todos os seres vivos do planeta. Apesar de ser um elemento abundante em oceanos, mares e rios, ainda existem pessoas que não têm acesso à água potável. No Brasil, por exemplo, cerca de 35 milhões de pessoas não têm acesso, segundo informações do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

A data foi criada em 1992, pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Eco-92, conferência da ONU sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, como um esforço para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta. Em 2024, o tema definido para o Dia Mundial da Água pela ONU é Água para a Paz.

Com o objetivo de oferecer acesso a água limpa e ampliar ações de educação em saúde, higiene e água, contribuindo para a redução de doenças transmitidas pela água e a mortalidade infantil, o ChildFund Brasil, em parceria com a Global Water Challenge e a Cargill, lançou em agosto de 2023 o Projeto Água é Vida, nas cidades de São Desidério e Luís Eduardo Magalhães, ambas na Bahia, e em Rio Verde, em Goiás.

O Projeto Água é Vida, que tem como base o 6º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que trata sobre a água potável e o saneamento, vai beneficiar cerca de 7 mil famílias e mais de 20 mil pessoas nas três cidades focos das ações. “Estamos muito felizes por podermos continuar a levar água potável e conhecimentos sobre saúde para milhares de famílias, pois todos têm direito ao acesso à água limpa, assim como as crianças têm direito a uma infância saudável e livre de doenças de veiculação hídrica. Água é saúde e vida”, explica Mauricio Cunha, diretor de país do ChildFund Brasil, organização que atua na promoção e defesa dos direitos da criança e do adolescente há 57 anos no país e que vai garantir que as atividades do Projeto Água é Vida sejam implementadas em 29 comunidades.

No mundo, mais de mil crianças com menos de cinco anos de idade morrem todos os dias, por conta de doenças que poderiam ser evitadas se tivessem acesso a saneamento básico, água potável e higiene, de acordo com dados divulgados pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Entre as principais doenças de veiculação hídrica, estão: hepatite infecciosa (Hepatite A e E), diarreia, esquistossomose, cólera, febre tifoide e paratifoide, giardíase, amebíase e gastroenterite, que são consideradas um problema de saúde pública.

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.