sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ITAPUÃ RECEBE NOVA UPINHA PARA REFORÇAR REDE DE URGÊNCIA EM SÍNDROMES GRIPAIS E ARBOVIROSES

LUIZA SANTOS - 19/03/2024 15:49

Para reforçar a rede de urgência de Salvador no atendimento aos casos leves de síndromes gripais e suspeitos de arboviroses, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inaugurou na manhã desta terça-feira (19/3), a Upinha Itapuã, na rua da Ilha, para dar suporte à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro. A primeira estrutura foi inaugurada no dia 12 de março, na Av. Centenário.

A Upinha funcionará ininterruptamente 24h por dia, com três consultórios, 13 leitos de observação, sendo um leito de estabilização; sala de medicação, coleta de exames laboratoriais e áreas de apoio administrativo. A capacidade de atendimento, assim como na Upinha Barris, também é de 150 pacientes por dia, ou seja, 4.500 acolhidos por mês.

A vice-prefeita de Salvador e secretária da Saúde, Ana Paula Matos, reforça o compromisso da SMS em garantir o cuidado com a população oferecendo uma assistência efetiva e ágil. “Estamos acompanhando de perto todo cenário epidemiológico de Salvador e, nos antecipando para que não tenhamos uma sobrecarga na rede na Urgência e Emergência. Estamos referenciando às Upinhas casos suspeitos de arboviroses e síndromes respiratórias com um olhar mais especial para os casos com classificações verdes e azuis, isso impactará no tempo de espera e no bem-estar do paciente. Isso permitirá que as UPAs continuem girando com mais celeridade para atendimento aos casos graves, de risco à vida, como AVC, por exemplo”, pontuou.

O serviço contará com 18 profissionais, sendo três médicos plantonistas durante o dia e dois médicos à noite, dois enfermeiros, três técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório, um bioquímico, dois ASG, dois administrativos e um apoio operacional.

FOTOS: LUCAS MOURA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.