sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FILME IRANIANO E SÉRIE SOBRE JORGE AMADO ESTREIAM NESTA SEMANA

Bruno Alves - 19/03/2024 19:07

Nesta semana, o canal Arte1 tem duas estreias na programação que são para lá de especiais. Na quarta-feira (20/3), às 23h, o destaque é a exibição de “3 Faces”, filme iraniano vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes em 2018

Na noite de quinta-feira (21/3), às 22h, o assinante começa a acompanhar “Amados Encontros”, série documental que revisita a trajetória do escritor Jorge Amado (1912-2001) sob a perspectiva de seus encontros com grandes personalidades.

 

Embora “3 Faces” seja uma obra ficcional, o diretor Jafar Panahi e a atriz Behnaz Jafari interpretam a si próprios. A história começa quando Behnaz recebe um pedido de ajuda de uma garota desesperada, que toma uma atitude drástica após ser proibida por sua família de estudar no Conservatório de Teatro no Teerã. Ela abandona sua filmagem e se une ao cineasta Jafar Panahi para investigar essa história. Os dois viajam até a aldeia onde a jovem reside. O trailer está disponível no YouTube.

 

Conhecido por fazer oposição ao regime político do Irã, Jafar Panahi foi condenado a prisão domiciliar, além de uma proibição de filmar por 20 anos. Desde então, ele tem lançado as suas obras clandestinamente. Em “3 Faces”, o diretor escancara o comportamento conservador dos moradores.

 

“Amados Encontros”

Destaque da noite de quinta-feira, Amados Encontros convida o assinante a conhecer um outro lado do escritor Jorge Amado, conhecido por obras como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Capitães da Areia”. Muito além de um renomado autor, o baiano era um grande agregador: um homem que vivia rodeado de pessoas e teve encontros memoráveis com várias personalidades.

 

Cada episódio da série explora, a partir do relato de um encontro específico, o momento da vida de Jorge Amado e o contexto político e cultural da época, por meio de imagens de arquivo e entrevistas com pesquisadores e pessoas que o testemunharam.

 

No programa dedicado a Sophia Loren, por exemplo, uma história curiosa vem à tona: a atriz italiana quase protagonizou uma adaptação de “Tieta do Agreste” para os cinemas, mas a produção acabou não saindo do papel. Também se encontraram com o baiano o poeta Pablo Neruda (1904-1973), o escritor José Saramago (1922-2010) e o pintor Pablo Picasso (1881-1973), entre outros.

Foto/Reprodução: Divulgação/Arte1

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.