A BYD, fábrica de carros elétricos que está se implantando em Camaçari, solicitou ao governo do Estado uma área exclusiva no Porto de Aratu, no terminal Miguel Oliveira, o antigo Porto da Ford.
A solicitação tem a ver com plano da empresa chinesa que pretende montar os primeiros veículos já neste ano de 2024, com kits de componentes importados da China. A disponibilidade do porto facilitaria o recebimento dos kits importados nas proximidades da fábrica, bem como a exportação dos veículos.
A fabricação dos veículos na Bahia começará em 2025, quando as instalações estiverem prontas, quando a expectativa é que os veículos tenham 25% de componentes produzidos no Brasil.
As instalações atuais da Ford terão os equipamentos, que já estão obsoletos, retirados e servirão para a atração de fornecedores chineses, que num primeiro momento também poderão importar peças e equipamentos.
O modelo prevê também que os empregados da empresa fiquem próximos às instalações e serão construídos cinco prédios residenciais, localizados a 3,5 km de distância do complexo, para abrigar 4.230 pessoas.