Foi anunciado nesta sexta (11), que a Bahia receberá R$ 119,4 bilhões do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sendo o quinto estado brasileiro que mais ganhará recursos do programa. Diversos municípios baianos serão beneficiados pelo programa do governo Lula (PT), através do ministério da Casa Civil, comandada por Rui Costa.
A capital baiana, Salvador, foi contemplada com 28 empreendimentos, entre obras e equipamentos. Estão inclusos, por exemplo: projetos para melhoria da mobilidade urbana, como a ampliação do Metrô, e a conclusão do BRT; obras para saneamento básico; construção e conclusão de obras do Minha Casa Minha Vida; construção de encostas; reforma na estrada do DERBA; ações no Porto de Salvador; entre outros.
Confira a lista abaixo:
De acordo com o ministro Rui Costa, programa contemplará retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos.
“Esse trabalho não é um trabalho da Casa Civil, é de todos os ministros e ministros que estão se dedicando desde o dia 1º de janeiro. Quando o presidente Lula assumiu, 14 mil obras estavam paralisadas e vários governadores tiveram que colocar recursos próprios para fazer obras paralisadas do PAC nos seus Estados”, afirma o político baiano.
No conjunto de obras do programa mais importantes para a Bahia, como as duplicações das BR 101, da divisa de Sergipe a Feira de Santana; BR-116, de Serrinha a Feira de Santana; BR 242, de Barreiras a Luis Eduardo Magalhães; Contorno Norte de Feira de Santana; a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL); Barragens Catolé, Morrinhos, Baraúnas e Rio da Caixa; a Adutora da Fé e moradias do Minha Casa, Minha Vida. Confira aqui, as demais obras pelo estado.
Foto: Marina Silva/CORREIO