sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

USINA PUMATY, EM PERNAMBUCO, TERÁ GESTÃO DA COOPERATIVA COAFVALE

João Paulo - 18/03/2024 11:20 - Atualizado 18/03/2024

A cooperativa CoafVale está assumindo a gestão da Usina Pumaty, localizada na Mata Sul de Pernambuco, com sede na cidade de Joaquim Nabuco, a 116 km do Recife. É a terceira usina que passa a ser administrada por um grupo de fornecedores de cana-de-açúcar no Estado. A CoafVale vai ficar a frente do empreendimento por 10 anos. A empresa tem capacidade de moer até 1,4 milhão de toneladas da planta por safra, segundo o presidente da Associação dos Fornecedores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (AFCP), Alexandre Andrade Lima.

“A CoafVale seguirá o mesmo padrão das demais ‘Coafs’ por meio do sistema da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE)”, explica Alexandre, que além de estar à frente da AFCP, é presidente da Coaf. Ele participou das negociações com os proprietários da empresa, as famílias Gesteira e Costa. A Pumaty passou 10 anos sendo administrada por outra cooperativa, a Agrocan que deixa a gestão da empresa.

Na atual safra, a Pumaty moeu cerca de 550 mil toneladas de cana-de-açúcar, embora tenha a capacidade para processar 1,4 milhão de toneladas da planta. A previsão é de que a usina gere mais de 5 mil postos de trabalho durante a próxima safra, prevista para começar a partir de setembro deste ano.

O contrato de arrendamento da usina à CoafVale estava firmado desde 2023, mas aguardava validação da Justiça. A juíza da 3ª Vara Cível da Capital Valéria Maria Santos Máximo concluiu, nesta quarta-feira (13), o julgamento da ação n° 0061741-04.2023.8.17.2001 e autorizou o arrendamento. A CoafVale é presidida pelo fornecedor Carlos Antônio César de Albuquerque Filho, que também está à frente da CoafSul. Time que está à frente das cooperativas de fornecedores: o vice-presidente da CoafVale, José Melicio Carneiro Leão Neto; o tesoureiro da Coaf, Tarcísio Calábria; o presidente da Coaf e da AFCP, Alexandre Andrade Lima e Severino Barbosa de Sousa Neto. Com informações do Movimento Econômico. (FPE)

Foto: youtube

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.