sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

SENADO DISCUTE PROJETO QUE PROÍBE VEÍCULOS NOVOS MOVIDOS A GASOLINA OU DIESEL ATÉ 2030

LIZANDRA MUNIZ - 18/03/2024 19:52

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal debaterá, nesta quarta-feira (20), um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de janeiro de 2030. A proposta também determina que, depois de 2040, ficará proibida a circulação desses carros em todo o território nacional.

Se for aprovado na CMA e não tiver recurso de Plenário, texto será analisado na Câmara dos Deputados. A proposta também informa que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados. Além de permitir exceções para carros de coleção, carros oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros, que poderão permanecer circulando no país, mesmo que utilizem combustíveis fósseis.

De acordo com o senador Ciro Nogueira (PP-PI), autor do projeto, o setor de transportes responde pela sexta parte das emissões mundiais de dióxido de carbono, principal agente do efeito estufa. “O motivo é que, no mundo, 95% da energia utilizada pelos veículos vêm da queima de combustíveis fósseis”, diz Nogueira.

Com isso, a mudança destes veículos vai ser automóveis movidos a eletricidade, carregados pelas tomadas da rede elétrica, por exemplo. “Desejamos que, no ano de 2030, a grande maioria dos automóveis fabricados em nosso território sejam do tipo elétrico. Com isso, podemos passar à solução definitiva do problema, que é a proibição da circulação de automóveis movidos com combustíveis fósseis (hoje, a gasolina, o diesel e o gás natural)”, mostra texto.

(Estadão)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.