sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

FIM DO VERÃO TERÁ FORTES CHUVAS EM DIVERSAS REGIÕES DO BRASIL

LIZANDRA MUNIZ - 18/03/2024 19:45

A última semana do verão e os primeiros dias de outono podem apresentar um excesso de chuva, com mais de 100 milímetros por dia, especialmente no centro-norte do país, devido à combinação de temperaturas elevadas e alta umidade.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na semana entre os dias 18 e 25 de março a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continuará provocando as instabilidades no extremo norte do Brasil, provocando chuvas intensas.

São previstas pancadas de chuvas, na região Norte, com valores que podem ultrapassar os 100 milímetros, principalmente em áreas do Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins. As chuvas mais intensas podem vir com rajadas de vento e trovoadas.

No Centro-Oeste, as chuvas deverão ser mais regulares durante a semana. Os estados de Mato Grosso e Goiás terão os volumes mais significativos de chuvas e poderão ficar em torno de 70 mm/dia. Por outro lado, em Mato Grosso do Sul, a chuva deverá ser irregular, com total em média de 40 mm, em 24h.

A chuva também cairá com mais intensidade no norte da região Nordeste. Áreas dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará deverão registrar os maiores acumulados, que poderão alcançar os 100 mm/dia. No entanto, no leste da região, as chuvas deverão ser menos intensas em relação à semana anterior, com valores em torno de 40 mm.

(Correios)

 

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.