sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

‘É UM ESFORÇO DE TODOS’, DIZ BRUNO REIS SOBRE COMBATE À DENGUE

LIZANDRA MUNIZ - 18/03/2024 18:21

Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Salvador está entre as 175 cidades baianas em estado de epidemia dengue, sendo aproximadamente 670 casos registrados na capital em 2024, até o dia 14 de março. Apesar disso, o número representa uma queda de 20,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registrados 843 casos da doença. Cerca de 32 mil pessoas foram vacinadas na cidade, até a última segunda-feira (18).

O prefeito Bruno Reis afirma que as medidas para o enfrentamento da dengue estão sendo tomadas desde setembro do ano passado. Além da vacinação, uma nova operação contra a doença já foi lançada há mais de 20 dias.

“Até o momento, somos a capital com o menor índice de infestação no Brasil. Se nós não temos uma situação pior , é devido à essas medidas que foram ampliadas recentemente. É um esforço de todos, não é algo que depende só do poder público. Depende de as famílias levarem as crianças para serem vacinadas, das pessoas não acumularem água nas suas casas ou comércios. A ajuda fortalece essa corrente e esse objetivo comum “, disse.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Saúde de Salvador, Ana Paula Matos, ter a cidade entre as que estão em epidemia acende o alerta, mas as ações estão colaborando para uma diminuição comparada ao ano anterior. Ela também avaliou que o alto número de casos é consequência de uma busca maior pelo atendimento nas unidades de saúde.

“As pessoas estão mais assustadas e procurando mais o hospital. Os sintomas da dengue são muito parecidos com as síndromes respiratórias, Covid e as demais arboviroses. Pela legislação, febre mais dois sintomas se classificam como casos suspeitos. Mas, na testagem os casos diminuíram”, explicou.

(Correios)

 

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.