sexta, 03 de maio de 2024
Euro 5.5596 Dólar 5.1164

GOVERNO DIZ ESPERAR QUEDA NO PREÇOS DOS ALIMENTOS ATÉ ABRIL E PREPARA MEDIDAS DE INCENTIVO À PRODUÇÃO

LIZANDRA MUNIZ - 14/03/2024 15:50

Carlos Fávaro, ministro da Agricultura e Pecuária, informou afirmou nesta quinta-feira (14), que o governo prepara medidas de incentivo ao Plano Safra para aumentar a produção de alimentos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, disse que o governo federal aguarda uma redução no preço dos alimentos até abril. As declarações deles foram proferidas depois da reunião que tiveram nesta manhã com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O grupo “alimentação e bebidas” teve de um aumento de 1,38% em janeiro para alta de 0,95% em fevereiro, conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado no início da semana. No último mês, o grupo contribuiu com 0,20 ponto porcentual para a taxa de 0,83% do IPCA.

De acordo com Teixeira, o aumento foi registrado devido às questões climáticas, como a alta temperatura registrada na Região Centro-Oeste e as chuvas ocorridas na Região Sul. “Foi um aumento sazonal que a tendência agora é diminuir”, comentou.

Fávaro afirmou que um dos alimentos que deve ser impactado é o arroz. Segundo o ministro, o preço ao produtor já baixou e, agora, cabem aos atacadistas repassarem a redução aos consumidores. “Esperamos que se transfira essa baixa dos preços, que os atacadistas abaixem também na gôndola do supermercado”, cobrou.

Além disso, na reunião com o presidente Lula, para discutir sobre o preço dos alimentos, participaram os ministro da Casa Civil, Rui Costa, da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. Na declaração à imprensa, contudo, apenas Fávaro, Teixeira, Pretto e Geller falaram.

(Estadão)

 

Foto: Wenderson Araujo/Trilux

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.