domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

TRANSIÇÃO DE CARREIRA: PROFISSIONAIS BUSCAM NOVAS OPORTUNIDADES NO DIGITAL

João Paulo - 12/03/2024 14:00 - Atualizado 12/03/2024

A transição de carreira vem se tornando uma prática cada vez mais comum para aqueles que buscam mais autonomia, tempo e liberdade geográfica para trabalhar. De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, 75% dos profissionais no Brasil estão considerando a possibilidade de mudar de emprego. Nesse contexto, o ambiente digital surge como uma alternativa. No Brasil, 7,4 milhões de pessoas estavam trabalhando em locais alternativos, utilizando computadores e notebooks para realizar suas atividades, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE no último ano. Isso equivale à metade da população do estado da Bahia atuando fora do escritório.

A ascensão da economia do criador, também conhecida como “the creator economy”, é um exemplo claro dessa mudança. Este novo modelo de negócio, impulsionado pela produção de conteúdo digital e pelo poder das redes sociais, tem o potencial de movimentar US$ 480 bilhões até 2027, de acordo com uma pesquisa da Goldman Sachs Research. Além disso, a economia do criador está gerando milhares de empregos diretos e indiretos, oferecendo oportunidades para aqueles que desejam empreender no mundo digital.

Diante desse cenário, a transição de carreira para o digital se mostra não apenas uma tendência, mas uma busca para os profissionais que desejam se adaptar às mudanças do mercado de trabalho. Segundo Lílian Tosta Simplicio, educadora e especialista em transição de carreira, a busca por mais qualidade de vida e realização pessoal são fatores que impulsionam aqueles que buscam mudar de carreira. “Não existe uma solução única para a carreira de todos, mas existem metodologias para que cada pessoa possa construir, no seu próprio tempo e com as ferramentas que possui, uma carreira mais alinhada com seu perfil, uma carreira que possa trazer mais sentido e realização”, destaca Lílian.

A especialista, no entanto, recomenda cautela e organização para aqueles que desejam empreender através das redes sociais, ou na internet, “é necessário um planejamento estratégico para a execução das ações de transição para evitar frustrações, uma vez que muitos profissionais acreditam que podem fazer essa mudança rapidamente e sem preparo financeiro ou psicológico para a nova rotina”, reforça a especialista.

Lílian Tosta Simplício

Lílian Tosta Simplício é mentora, educadora e atua com mulheres que buscam orientação profissional, transição de carreira ou desenvolvimento de talentos. Através de mentorias, mais de 600 mulheres que desejam realização profissional já foram beneficiadas. Orienta pessoas por meio de planejamento de carreira, com foco na descoberta e desenvolvimento de talentos. Também é palestrante TDEx e realiza palestras e workshops para empresas, escolas e universidades.

Fotos:

Transição de Carreira Digital – Divulgação / VOAH Comunicação

Lílian Simplício – Affonso Fontoura / Retratos Pro

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.