sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

‘BRASIL TEVE INTERRUPÇÃO DA DEMOCRACIA POR 6 ANOS, DIZ JANJA EM EVENTO DA ONU

LIZANDRA MUNIZ - 12/03/2024 16:29

Durante a 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher da Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, disse nesta segunda-feira (11), que o Brasil teve uma interrupção da sua democracia durante os seis anos que antecederam a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Janja afirmou que entre 2016 e 2017, o Brasil sofreu um “retrocesso nas suas políticas públicas”. Ela integra a comitiva brasileira em Nova York, Estados Unidos, liderada pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves.

“O Brasil teve uma interrupção na sua democracia, podemos falar assim. Por seis anos, o Brasil teve um retrocesso nas suas políticas públicas, ou seja, os mais necessitados, os mais vulneráveis e as mulheres deixaram de ser prioridades no governo do Brasil que antecedeu, agora, o terceiro mandato do presidente Lula”, afirmou Janja no painel “Rumo a economias com igualdade de gênero: fazer com que as finanças públicas trabalhem para a igualdade de gênero”.

A primeira-dama fez referência aos governos de Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), durante o seu discurso. Vice-presidente nas chapas vitoriosas em 2010 e em 2014, Temer assumiu o poder em 2016 depois que Dilma Rousseff (PT) foi afastada da Presidência pelo Congresso Nacional no processo de impeachment por pedaladas fiscais. Bolsonaro comandou o Planalto em 2019, depois de vencer, no segundo turno, o candidato Fernando Haddad (PT) nas eleições de 2018.

Ela também reclamou sobre a falta de mulheres na abertura evento, que reúne autoridades e pesquisadores de diferentes países para discutir políticas de igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. “Já o quinto homem falando e nenhuma mulher”, disse no X (antigo Twitter). Em seguida, ela publicou uma foto da economista e ativista indiana Chetna Sinha, primeira mulher a falar na reunião.

(Estadão)

 

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.