domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

BAHIA VAI RECEBER OITO NOVOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Emilly Lima - 12/03/2024 14:39 - Atualizado 12/03/2024

O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, revelou hoje planos para a construção de oito novos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Bahia até 2026. O anúncio foi feito durante um evento do Governo Federal, em Brasília, em presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro da Educação, Camilo Santana.

A iniciativa faz parte de um amplo programa nacional que inclui a implantação de outras 92 unidades em todo o país, além da modernização das instituições já existentes. O investimento total, proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), chega a R$ 3,9 bilhões.

O governador da Bahia destacou a importância dessas novas unidades para a ampliação da rede educacional do estado, enfatizando que contribuirão significativamente para a oferta de educação profissional de qualidade tanto para jovens quanto para adultos interessados em se capacitar. “Estou muito feliz com a criação da possibilidade e o fortalecimento da educação para uma nova Bahia. É o governo mais presente”, disse Jerônimo.

As oito novas unidades serão distribuídas em diversas regiões da Bahia, abrangendo as cidades de Santo Estevão, Ribeira do Pombal, Itabuna, Macaúbas, Poções, Salvador, Ruy Barbosa e Remanso. O investimento previsto para as obras é de aproximadamente R$ 200 milhões. Cada instituto oferecerá 1400 vagas, fortalecendo a educação profissional e ampliando as oportunidades de formação para jovens e adultos em áreas estratégicas para o mercado de trabalho.

O presidente Lula ressaltou a relevância dessas novas instituições para o desenvolvimento do país, destacando a importância da qualificação profissional dos jovens e o papel fundamental da educação para o progresso da sociedade. “Estamos falando de um investimento que vai moldar o futuro da nossa juventude, pavimentando os caminhos para um país mais justo e próspero”, afirmou.

Os municípios selecionados atendem a critérios estabelecidos pelo governo do estado, como a universalização da oferta do ensino superior na Bahia. Além disso, foram considerados indicadores como o Produto Interno Bruto (PIB) local, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de estudantes matriculados no ensino médio por território. A localização estratégica dentro do território de identidade também foi um aspecto levado em conta na seleção dos municípios.

Atualmente, a Bahia abriga dois Institutos Federais: o Instituto Federal Baiano (IFBaiano) e o Instituto Federal da Bahia (Ifba). O IFBaiano possui 15 unidades em diferentes cidades, enquanto o Ifba opera em 30 unidades distribuídas pelo estado, oferecendo cursos de ensino à distância e apoiando projetos estratégicos voltados para o desenvolvimento socioeconômico da região.

Foto: Henrique Raynal/Casa Civil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.