O ex-presidente Jair Bolsonaro pode receber a Comenda Dois de Julho, a mais alta honraria da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A proposta foi apresentada pelo deputado Diego Castro (PL) em dezembro de 2023, mas enfrentou protestos da oposição durante a sessão que votaria o projeto, levando Castro a retirá-lo da pauta.
Na ocasião, o líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto (PT), foi um dos críticos à proposta, destacando o desrespeito demonstrado por Bolsonaro durante sua presidência. Os deputados estaduais Robinson Almeida (PT) e Olívia Santana (PCdoB) também questionaram a tramitação do projeto, alegando que não seguiu os procedimentos acordados na Casa, incluindo uma aprovação prévia da Mesa Diretora.
No entanto, durante o evento que recebeu o ex-presidente nesta sexta-feira (8) em Salvador, o deputado Diego Castro expressou confiança de que a honraria será concedida. “No ano passado, houve confusão durante a tramitação e até um boicote. Mas este ano, acredito que, sem problemas, teremos aprovação. A proposta será submetida à mesa diretora e, consequentemente, será aprovada no Plenário”, planeja.
Foto: Divulgação/Max Haack