De acordo com o Boletim InfoGripe da FioCruz, divulgado nesta quinta-feira (7), o número de novos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentou em todo o Brasil. Todas os estados apontam crescimento, mas com distinções em relação aos vírus respiratórios.
No Centro-Sul, a covid-19 é mais comum. Já as regiões Sudeste e Sul, além da Covid, apresentam um quadro de influenza (gripe), demonstrando uma cocirculação. No Nordeste e no Norte a influenza também se destaca pelo crescimento, principalmente na população adulta.
Além disso, o vírus sincicial respiratório (VSR) retornou em vários em estados, atingindo crianças pequenas e idosos. A análise da FioCruz, tem como base os dados contabilizados entre o período de 25 de fevereiro a 2 de março, inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 4 de março.
A atualização demonstra um aumento tanto na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) quanto na de curto prazo (últimas três semanas). Nas últimas oito semanas, a incidência e mortalidade de SRAG continua o padrão típico de maior impacto entre crianças pequenas e idosos.
(Portal A Tarde)
Foto: Reprodução | NIAD