sexta, 26 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

DEZ TRUQUES E FUNÇÕES ESCONDIDAS DO CHROMECAST

Redação - 10/05/2019 07:00 - Atualizado 10/05/2019

O Chromecast é um aparelho que permite transmitir Netflix e YouTube em uma TV que não é smart, mas está longe de ser limitado a essas tarefas. Operando como uma ponte Wi-Fi entre o celular a televisão, o dispositivo pode liberar funções ocultas que permitem controlar o televisor pelo smartphone, usar o controle remoto físico para dar play ou criar uma tela inteligente para a sala de estar.

  1. Use o controle remoto da TV

Um dos pontos fracos do Chromecast é a necessidade de ter o celular sempre por perto para controlar a reprodução – a menos que sua TV seja compatível com o protocolo HDMI CEC. Todo televisor moderno tem suporte a essa tecnologia, que permite que um aparelho controle até 15 outros via HDMI. É o caso do Chromecast: é possível dar play e pause sem o smartphone se o controle da TV tiver os botões multimídia. Em geral, o recurso vem configurado por padrão e não precisa ser habilitado para funcionar.

  1. Ligue a TV pelo celular

O HDMI CEC também permite que o Chromecast faça o caminho contrário: ligar a TV usando o celular quando o controle remoto não está por perto. Para funcionar, basta que o dispositivo do Google esteja sempre ligado a uma fonte de energia e, assim, possa receber transmissões enviadas pelo smartphone. Também é importante verificar se a função está ativada – em TVs Sony Bravia, ela se chama “Controle de HDMI”. Com esses pré-requisitos, o Chromecast pode reconhecer o sinal vindo do telefone mesmo com a televisão desligada, iniciando a reprodução automaticamente.

  1. Libere o acesso a convidados

Qualquer pessoa pode enviar vídeos para a sua TV usando o Chromecast, mesmo que elas não tenham a senha do seu Wi-Fi. Com o Modo Visitante ativado, o dispositivo reconhece celulares de fora da rede, que podem estar usando o 4G para acessar a Internet. O pareamento pode acontecer de duas maneiras: por meio de um ultrassom emitido pela TV ou, caso esse método falhe, via digitação de um PIN exibido na tela da TV.

  1. Explore games compatíveis

Se você tem smartphone Android, é possível baixar jogos compatíveis com o Chromecast para jogar na TV. Há títulos famosos como Just Dance Now e Angry Birds Go!, assim como games feitos especialmente para o dispositivo Wi-Fi do Google. Um deles é o Castpad, que permite transmitir desenhos feitos no celular para a tela grande, ideal para jogar Imagem e Ação com os amigos. Para obter uma lista de jogos que funcionam no Chromecast, abra o Google Play e acesse o menu “Categorias > Google Cast > Jogos”.

  1. Facilite trabalhos em equipe

O Chromecast facilita qualquer trabalho em equipe que requer o acesso a alguma ferramenta do navegador, por meio da transmissão via Google Chrome. O RealTimeBoard é uma das plataformas colaborativas que melhor tira proveito desse recurso. Ele permite editar quadros informativos online, seja um kanban, fluxograma ou um mapa mental. Independentemente do formato, acesse o menu do Chrome e selecione “Transmitir” para ver o conteúdo na TV e trabalhar melhor com um grupo de pessoas na mesma sala.

  1. Use a TV como porta-retratos gigante

O Chromecast permite personalizar o plano de fundo para exibir fotos artísticas ou imagens do Google Fotos quando a TV não está sendo usada. É possível selecionar um álbum de fotos específico para mostrar na tela, além de customizar os formatos de clima e hora exibidos no descanso. As funções estão disponíveis no menu “Modo Ambiente” nas configurações do Chromecast no app Google Home.

  1. Faça apresentação de slides

Na falta de um projetor, uma TV com Chromecast pode ser usada para realizar apresentações de slides. Desde que o celular esteja conectado à mesma rede Wi-Fi do dispositivo do Google, é possível transmitir arquivos do Google Slides para a televisão com um toque. Quando a reprodução está ativa, o smartphone vira um controle remoto.

  1. Acesse multimídia do PC na TV

Se o arquivo não for tão pesado – e o seu roteador suportar altas taxas de transmissão – é possível aproveitar seu acervo pessoal de filmes e séries para assistir na TV sem precisar conectar o notebook via cabo HDMI. Baixe e instale a extensão Videostream e use o Chrome para enviar vídeos do computador diretamente para a TV.

  1. Use o celular como fone de ouvido sem fio

O aplicativo LocalCast permite enviar para o Chromecast vídeos que você tem guardados na memória do celular. Mas, uma função específica se destaca: ao ativar a função “Audio aqui”, o app direciona o som do vídeo para o celular e deixa a TV no mudo. Dessa maneira, basta um par de fones de ouvido para assistir algo de maneira privada, usando o smartphone como uma espécie de fone sem fio via Wi-Fi.

  1. Transmita conteúdo usando a voz

O Google Assistente pode entender comandos compatíveis com o Chromecast e servir de controle de voz para a sua TV. Usando um smartphone que rode o Android 6 (Marshmallow) ou superior, diga “Ok, Google” para ativar a escuta e dite frases como “Assistir a Black Mirror no Chromecast”. Se tudo der certo, o Chromecast irá abrir a Netflix sozinho e começar a reproduzir a série do ponto de onde você parou da última vez que assistiu. Use variações do mesmo comando para ver outros conteúdos. Inclua o nome do aplicativo para obter melhores resultados, como por exemplo: “Assistir aos gols do Real Madrid no YouTube no Chromecast”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.