terça, 23 de abril de 2024
Euro 5.5465 Dólar 5.1694

EXPOSIÇÃO “FLORESTA ENCANTADA” É OPÇÃO INOVADORA DE LAZER PARA O FIM DE SEMANA

João Paulo - 29/02/2024 11:40

Com mais de 200 visitantes no último fim de semana, a mostra proporciona experiência imersiva em realidade virtual com entrada gratuita na CAIXA Cultural Salvador

iApós estreia de sucesso, a exposição gratuita “Floresta Encantada”, em cartaz na CAIXA Cultural, promete mais um fim de semana de casa lotada, com crianças e adultos curiosos para conhecer uma floresta cheia encantos e personagens míticos a partir de uma experiência sensorial imersiva de realidade virtual. Essa é a proposta da mostra que valoriza as artes e saberes dos povos indígenas a partir de um verdadeiro espetáculo audiovisual que acontece em 3D numa vivência individual com óculos no rosto e controle nas mãos.

Com o controle que serve como mãos e permite a movimentação dentro do cenário, o visitante consegue experimentar a porção feita pelo Pajé Txuã, poderoso curandeiro que conduz as pessoas pelo caminho do autoconhecimento a partir das plantas sagradas. Também dá para caminhar por dentro de uma fogueira até chegar numa belíssima cachoeira. De tão inovadora e bonita, a exposição recebeu mais de 200 visitantes no último fim de semana. Já durante a semana, “Floresta Encantada” vem sendo visitada por estudantes de escolas públicas e particulares.

Assinada pelo duo VJ Suave, a exposição segue em Salvador até o dia 28 de abril com visitação gratuita de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30. “A ideia é utilizar as novas mídias e tecnologias de última geração como ferramentas para disseminar conhecimentos pertencentes ao patrimônio cultural imaterial brasileiro”, pontua Ygor Marotta. Ele e Ceci Soloaga são artistas audiovisuais especialistas em arte digital que assinam a mostra.

“O projeto é uma ponte para o contato com sabedorias ancestrais através da experiência proporcionada pela realidade virtual”, reforça Ceci Soloaga. Ela realça que o visitante entra num mundo encantado em sintonia com os sons do ambiente, timbre dos instrumentos, bem como com a diversidade da flora e da beleza dos animais, despertando a importância do cuidado com a natureza.

O espaço da galeria ainda conta com cenografia e paisagismo com plantas naturais, iluminação laser, aromatização e som surround. Além disso, réplicas dos cristais presentes na experiência virtual compõem a ambientação para promover uma atmosfera imersiva.

 

SERVIÇO:

O quê: Exposição “Floresta Encantada”

Onde: Galeria dos Arcos da Caixa Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Dois de Julho

Visitação: Até 28 de abril

Horário: De terça-feira a domingo, das 9h às 17h30

Entrada gratuita

Instagram: @vjsuave

YouTube: VJ Suave

 

Fotos: Renato Mangolin I Reprodução Realidade Virtual

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.