sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA ENTREGA NOVO PÍER, CONTENÇÕES DE ENCOSTA, PRAÇAS E QUADRA DE FUTEBOL EM ILHA DE MARÉ

LIZANDRA MUNIZ - 27/02/2024 15:49

A construção do píer na orla da comunidade de Bananeiras, em Ilha de Maré, se tornou realidade. A estrutura foi inaugurada nesta terça-feira (27) pelo prefeito Bruno Reis e vai aprimorar o embarque e desembarque de passageiros, inclusive de turistas que movimentam a economia local. Na ocasião, a Prefeitura de Salvador também entregou quatro contenções de encosta, quatro praças e uma quadra de futebol.

Bruno Reis destacou que o novo píer oferece mais conforto, comodidade e segurança, e que não será mais necessário se deslocar pela água e pela areia da praia para entrar e sair das embarcações. “Hoje, estamos aqui realizando esse sonho. Vocês sabem bem qual é o benefício de ter um píer como esse. Eu, quando vim aqui nas duas últimas vezes, desci na água, levantei a calça até o joelho e cheguei andando descalço pela água e pela areia. Era assim com todo mundo”, disse o prefeito.

O prefeito recordou como essa limitação prejudicava o dia a dia dos moradores. “Quando os comerciantes daqui fretavam alguma mercadoria, o frete era muito mais caro. Até as obras da Prefeitura, como pavimentação e iluminação, tudo era mais difícil porque os insumos tinham que desembarcar na água. Mas agora isso acabou, faz parte do passado”, afirmou.

O píer possui 157 metros de extensão, sendo 12 metros de plataforma flutuante; 10 metros de ponte móvel de ligação entre a plataforma flutuante e o atracadouro; e 135 metros de atracadouro em concreto pré-moldado. Há, inclusive, um guarda-corpo em aço e fundação em estaca, raiz em solo e em rocha. A obra teve um investimento de R$ 3,4 milhões.

Contenções

Durante o evento na Ilha de Maré, a Prefeitura entregou quatro contenções na Rua Tancredo Neves, na localidade de Praia Grande, para a proteção de encostas situadas em pontos de risco de deslizamento de terra. Os serviços realizados nesses locais envolveram implantação de sistema de drenagem, aplicação de solo grampeado verde, recomposição do passeio e muro de cantaria de pedra.

A gestão municipal continua com a construção de mais duas contenções de encosta na Rua Passa Cavalo, na localidade de Martelo. Além disso, há cinco contenções marítimas em andamento, sendo três delas em Praia Grande, uma em Bananeira e uma em Martelo. As intervenções acontecem em trechos da orla em estado de degradação. Para esta intervenção, serão aplicadas alvenaria de pedra e de muro gabião. O valor investido para as 11 contenções é de R$ 5,9 milhões.

Luiz Carlos de Souza, Titular da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), destacou que as intervenções trazem segurança para os moradores. “Quando a gente faz uma contenção de encosta, estamos protegendo diversas famílias. E, quando a gente fala de famílias, a gente fala de sonhos, de sentimentos, de vidas. Além disso, a gente valoriza as pessoas que moram na Ilha de Maré, que tanto contribuem para Salvador, mas durante muito tempo não eram vistas e nem apoiadas como estão sendo por essa gestão”, afirmou.

Carlos Alberto Sales, de 47 anos, conhecido como Cacau, é morador de Bananeiras e lembrou a dificuldade que vivia antes do píer: “Aquele negócio do pessoal ficar molhando os pés acabou. É um presente, a Prefeitura está realizando esse sonho da gente. Antes, era muita dificuldade. As pessoas com pé ferido, por exemplo, tinham que ser carregadas para não molhar o curativo. E agora mudou, está bem legal, e esse píer tá fazendo inveja em toda a ilha”, comentou.

Outras ações

Para incentivar o convívio social, a prática de esportes e o lazer na Ilha de Maré, a Prefeitura entregou as praças Alice de Carvalho e Jay Márcio Neves, ambas em Praia Grande. Na comunidade de Santana, ganhou as praças Chico de Bembem e Antônio Costa Rufino. Esta última, inclusive, possui agora com uma quadra de futebol.

As praças permanecem com o padrão da Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), e dispõem de mesas para jogos, bancos pré-moldados, paisagismo completo com grama natural ou sintética, academias de saúde, parque infantil, dentre outros itens que compõem o mobiliário urbano comum a todas as localidades da capital baiana.

A marisqueira Maria das Neves, de 58 anos, é moradora de Santana e disse que os netos já estão aproveitando os parques infantis. “Aqui antigamente não tinha nenhuma área de lazer. É muito importante para os meus netos, achei muito bom, pois não tinha um local com brinquedos assim para criança. Eles já estão por aí, se jogando no chão, correndo, subindo nos brinquedos. E eu também tô achando uma maravilha, venho aqui de tardinha para ficar conversando com as amigas”, contou.

Ainda em Ilha de Maré, o prefeito informou sobre a reforma de 170 residências através do programa Morar Melhor, que requalifica as casas dos moradores conforme as suas demandas. Serão 50 casas em Bananeiras, 50 em Santana e 70 em Botelho.

Para finalizar a lista de ações, a Prefeitura assinou a ordem de serviço para a construção de um guarda-corpo em eucalipto e inox na orla de Praia Grande e de outra estrutura do mesmo tipo na área à beira-mar na localidade de Santana.

“Se tem uma coisa que muito me orgulha, é de que por onde passo nessa cidade, em todos os 171 bairros e nas três ilhas, não há uma localidade que não tenha a marca da nossa gestão. Uma marca de muito trabalho, de transformação. A gente chega nos bairros e, às vezes, se depara com quatro, cinco, seis obras que estão acontecendo e transformando a vida das pessoas”, afirmou Bruno Reis.

 

Foto: Betto Jr / Secom PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.