domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

ESPECIALISTAS VEEM RISCO PARA SEGURANÇA ENERGÉTICA E ALIMENTAR NO BRASIL

LIZANDRA MUNIZ - 27/02/2024 19:50

O Brasil tem progredido em ações que envolvem as fontes renováveis, em especial para a chamada descarbonização da economia, principalmente no investimento em energias alternativas limpas que emitam apenas aquilo que o planeta pode absorver. Em movimento recente, a Bahia fez posicionamento de nível mundial nesse sentido, o governador Jerônimo Rodrigues lançou o Atlas do Hidrogênio Verde, durante a COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. No entanto, especialistas alertam que essas e outras ações de transição de matriz energética devem ser executadas de forma balanceada, com o objetivo de garantir a segurança alimentar e do bem-estar social da população.

Adriano Pires, sócio-fundador e diretor do Centro Brasileiro de Infra Estrutura (CBIE), defende que uma matriz energética balanceada é marcada pelo convívio com fontes despacháveis e fontes intermitentes. A primeira categoria engloba aquelas em que é viável gerenciar a geração de energia, permitindo a armazenagem e produção em determinados períodos, como a hidrelétrica, biomassa e biogás.

Já as fontes intermitentes são, em sua maioria, as fontes renováveis, como energia solar, eólica. “A literatura internacional é bastante vasta em elucidar as diferenças entre fontes variáveis intermitentes de energia renovável (do inglês Variable Renewable Energy – VRE), como eólicas e solares, e as fontes despacháveis de energia (do inglês baseload energy sources). De maneira suscinta: fontes despacháveis podem ser utilizadas 24 horas por dia e serem estocadas (água, biomassa e combustíveis). Fontes intermitentes não podem ser utilizadas 24 horas por dia nem serem estocadas (sol e vento)”, explica.

Bruno Pascon, consultor enérgico, concorda com a ideia de que a matriz energética precisa avançar equilibradamente. E a justificativa nasce de questões em que estão relacionadas com as necessidades sociais.

“O consumo de energia pode variar de forma horária, mas o consumo de energia ocorre 100% do tempo (24 horas por dia). Não tem sol a noite. Não há vento 24 horas por dia. Logo, é imprescindível que alguma fonte estocável ou despachável complemente as fontes intermitentes para que todos tenham acesso à eletricidade 24 horas por dia”.

(Portal A Tarde)

 

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.