De acordo com os dados do balanço final das inscrições do CPNU, divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a Bahia é o estado com maior número de inscrições confirmadas para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) no Nordeste. Dos mais de 2,14 milhões de pessoas que realizaram o pagamento da inscrição ou tiveram direito à isenção no Brasil, 162.701 vivem na unidade federativa.
Em comparação nacional, a Bahia aparece como a quinta unidade da Federação em número de inscritos, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Minas Gerais. No entanto, quando a análise se considera a relação entre o número de pessoas com mais de 18 anos com inscrições confirmadas e a população total, a Bahia cai para a 16ª posição, com 1,43% de inscritos.
Salvador é a quarta cidade entre os 20 municípios com mais inscritos confirmados: são 68 mil pessoas na capital baiana. Em todo Brasil, os candidatos estão em 5.555 dos 5.570 municípios do país, ou 99,7% do total. Dos mais de 2,14 milhões de candidatos adequados a prestar as provas, as mulheres representam 56% do total (1,2 milhão), enquanto os homens somam 44% (938 mil).
As provas serão aplicadas em 220 cidades, nas 27 unidades da Federação, no dia 5 de maio. Na Bahia, as provas do CPNU serão aplicadas nas cidades de Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.
(Correios)
Foto: Divulgação