domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

EM PRIMEIRO VOTO NO STF, DINO É A FAVOR DE AMPLO ALCANCE PARA DECISÃO SOBRE VÍNCULO ENTRE TRABALHADORES E APPS

LIZANDRA MUNIZ - 26/02/2024 18:50

O ministro Flávio Dino, em seu primeiro voto no Supremo Tribunal Federal (STF), se posicionou a favor de dar amplo alcance para a decisão sobre o vínculo de emprego entre trabalhadores e as plataformas de aplicativos.

Em termos técnicos, Dino, que assumiu a posse na semana passada, votou a favor da “repercussão geral”. Ou seja, a favor de que o entendimento do STF a respeito desse tipo de emprego “uberizado” balize decisões das instâncias inferiores da Justiça em casos semelhantes. O STF ainda vai confirmar esse entendimento com detalhes.

Decisões da Justiça do Trabalho estaduais têm reconhecido a relação de trabalho no campo dos aplicativos. Quando isso acontece, as empresas são obrigadas a arcar com direitos trabalhistas previstos na Consolidação das Leis do Trabalho, tais como salário, férias, décimo-terceiro, contribuições previdenciárias e ao FGTS.

No entanto, quando os casos chegam ao Supremo, ministros têm concluído que o vínculo não existe. A Corte já possui decisões individuais dos magistrados e entendimento da Primeira Turma do tribunal nesse sentido. Agora, o STF decide se vai uniformizar e expandir às outras instâncias suas orientações sobre chamada “uberização”.

(G1)

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.