O Governo do Estado, liberou o uso intensivo do Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido como fumacê, com o objetivo de diminuir a ameaça de dengue em Vitória da conquista. Na próxima segunda-feira (26), oito veículos irão para o município, para começar a pulverização na terça-feira, 27. Os casos de dengue aumentaram 1.100% no número de casos da doença, em relação ao mesmo período de 2023.
Segundo os especialistas, é a última barreira de defesa contra a proliferação do Aedes Aegypti, no entanto, medida já havia sido implementada entre os meses de agosto a novembro de 2023. Vitória da Conquista registrou 1.560 casos de dengue até a sétima semana epidemiológica de 2024. No mesmo período no ano anterior, foram notificados 130 casos.
Roberta Santana, secretária da Saúde do Estado, informa que é necessário que as prefeituras intensifiquem a limpeza urbana, para eliminar os criadouros, e fortalecer a mobilização da sociedade, antes de recorrer ao fumacê. De acordo com a gestora, a dependência excessiva do fumacê, como último recurso, “pode revelar uma gestão reativa em vez de proativa no combate à doença”.
Em 2023, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) estadual foi sobrecarregada, atendendo 61% dos pacientes com classificação azul ou verde. Esse desvio tem um impacto na eficiência no atendimento e emergências críticas na UPA.
(Portal A Tarde)
Foto: Divulgação